POR TERRAS DO DEMO – 5 DIAS

SERNANCELHE, SÁTÃO, VILA NOVA DE PAIVA

PROGRAMA

A Lapa, Aquilino Ribeiro e a Castanha, são marcas estratégicas desta região, apelidada pelo famoso escritor Aquilino Ribeiro há mais de 100 anos, como as terras do Demo, devido ás suas terras pobres e inóspitas.

1º DIA – Viagem A.G.T, direção a Sernancelhe com peq-alm. livre. Chegada ao hotel, almoço e alojamento. Visita a Sernancelhe – uma das vilas mais ricas e notáveis do séc. XV, cujas raízes mergulham na seiva lusitana, conhecida como a terra dos mosteiros, com um vasto Património histórico e paisagens constituidas por autênticos monumentos graníticos, transformados em miradouros com paisagens de cortar a respiração! Casas brasonadas, pelourinhos, cruzeiros e igrejas, fazem parte deste núcleo histórico: Igreja S. João Batista – templo românico séc. XII na praça da Republica, solar dos Carvalhos do séc. XVIII, Casa da Ordem de Malta, subindo depois a escadaria até ao Castelo medieval onde se deslumbra uma magnifica vista. Terminando na N.ª Sr.ª da Lapa. Pensão Completa no hotel.

2º DIA – Após o peq. almoço, viagem até S. João da Pesqueira, com um rico Património histórico. Visita ao Miradouro de N.ª Sr.ª Lurdes – Nagoselo do Douro, com o seu conjunto de capelas e dois fantásticos Miradouros, um em que pode observar o lugar de Ferradosa, e outro na capela mais alta do Ermo, onde terá uma paisagem sobre a Valeira e a sua barragem. Visita ao Museu do Vinho e ao Museu Eduardo Tavares. Almoço em restaurante. Continuação até Penêdono, terra da castanha, com um Castelo, erguido a cerca de mil metros de altitude, exemplo único de arquitetura militar, singular pela sua forma triangular, berço do célebre Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze da Inglaterra. As casas, os monumentos e os solares são talhados no granito bruto vindo das serranias em redor, e os campos cultivados dividem o solo fértil com os grandiosos castanheiros, pastos, e ancestrais monumentos megalíticos, um património atrativo que contempla seculares igrejas e capelas, recheadas de arte sacra, o majestoso Solar dos Freixos que acolhe os Paços do Concelho. Regresso hotel. Jantar e alojamento.

3º DIA – Peq. almoço. Visita a Sátão, com ricas paisagens naturais, património gastronómico e uma riquíssima arquitetura religiosa, vestígios arqueológicos, marcas do tempo e da história de um concelho com mais de 900 anos. Almoço em restaurante. Visita à Praia Fluvial do Trabulo – local de lazer e bem estar proporcionando recantos de enorme beleza e um ambiente único com tempo livre para desfrutar da praia. Continuação até ao Santuário Sr. dos Caminhos, um dos maiores centros religiosos da Beira Alta em paralelo com N.ª Sr.ª dos Remédios e N.ª Sr.ª da Lapa, que para além de duas capelas destaca-se um majestoso conjunto de 15 colunas em granito com cerca de 7 metros de altura, rodeada de vegetação, nascente de água e parque de merendas. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.

4º DIA – Peq. almoço. Visita a Vila Nova de Paiva, com 1 história milenar, relevante património paisagístico e ambiental, visita ao Parque Botânico Arbutus do Demoprojeto de reconversão do antigo viveiro de Queiriga, reunindo mais de mil espécies botânicas diferentes, ladeado de rios e praias fluviais. Visita à praia fluvial de Segões banhada pelo rio Paiva – águas escuras devido à presença de sais minerais com propriedades benéficas para a pele. Almoço no hotel. Pela tarde, visita às ruinas do Castelo de Numão, magnífico castelo oval com uma história trágica classificado como Monumento Nacional, com umas muralhas em cima de um morro de pedra na serra da Lapa a 700mt. altitude, avistando-se o castelo de Ansiães, castelo Melhor, Ranhados e Penedone. Várias vezes destruído quer pela guerra, quer pela natureza (terramoto 1755) e outras tantas reconstruído. Jantar e alojamento.

5º DIA – Peq. alm. Visita a Tarouca, destaque para a Igreja do Mosteiro de São João Batista, construção majestosa de rara beleza, com uma planta cruciforme, do românico ao gótico, dividida em três naves. Os altares são de talha dourada, contendo retábulos de pinturas sobre madeira: São Pedro, N.ª S.ª da Glória e São Miguel. Na nave central existe o cadeiral dos monges, em talha dourada, enquanto na sacristia valiosos azulejos historiados. Passagem pela Aldeia da Ucanha – perdida no Douro, na margem direita rio Varosa, onde o poder da natureza a brinda com paisagens deslumbrantes e monumentos, exemplo disso a Torre e a Ponte – joias raras de património edificado considerada a mais bela ponte medieval de Portugal. Continuação até Lamego. Almoço em restaurante. Visita ao Santuário N. Sr.ª dos Remédios. Tempo livre e viagem de regresso aos locais de origem.

INCLUI: Autocarro de turismo, PC em hotel de 4**** e 3 almoços em restaurante (bebidas incluídas ao almoço e jantar), seguro de viagem, assistente de viagem, entradas em museus mencionados no programa, iva.
EXCLUI: Despesas de caráter pessoal, suplemento individual de 30€ por pessoa, taxas turísticas hoteleiras.
OBS: A agência FRG Travel, reserva o direito de alterar a ordem das visitas em benefício dos clientes. Não nos responsabilizamos pela partilha de quartos. A viagem realiza-se com o mínimo de 35 participantes.
Somos uma empresa certificada pelo Turismo de Portugal com o selo “Clean & Safe”, por cumprir os requisitos de higiene e limpeza estabelecidos pela DGS, de modo a prevenir eventuais contágios por COVID-19. Viaje connosco em segurança! Fazemo-lo por si! Fazemo-lo por nós!
TD 06 07 21

BREVEMENTE NOVAS DATAS

Os direitos de todos os programas estão protegidos. A cópia será punida.